Essa é uma pergunta aparentemente muito simples, mas que pode levar a uma reflexão profunda, se você se permitir. Lidando com desenvolvimento de pessoas, ela é bastante frequente no meu dia-a-dia, mas não menos importante (ou impactante) por isso.
Se fizer essa pergunta em um auditório, em voz alta, você deverá ouvir alguns tipos de respostas. Se fizer em particular, provavelmente ouvirá outras. Por isso, faço a pergunta aqui para que você pense consigo mesmo (e escreva até): o que é ter sucesso para você?
Você já tem isso bem claro? Se tiver, ótimo, deve estar trabalhando (ou espero que esteja) para alcançá-lo. Se não tem, deixo aqui uma tarefa: definir direitinho o que é ter sucesso para você. Esse é o primeiro passo para descobrir o seu propósito na vida, para traçar as suas metas e as estratégias para a busca da sua realização e felicidade. Parece difícil falando assim, não é? Mas experimente (se precisar de ajuda, sempre haverá gente competente para apoiá-lo, fique tranquilo). O importante é ter em mente que não há respostas certas ou erradas, muito menos definitivas (você pode mudar e ajustar ao longo do tempo esses conceitos, então, fique ainda mais tranquilo). Por isso a pergunta não é “o que é sucesso?”, mas sim “o que é sucesso PARA VOCÊ?”.
O sucesso (diferente do frio, como dizem por aí) é definitivamente algo psicológico. Porque realmente o que é sucesso para mim pode não ter nada a ver com o que é sucesso para você. Alguns podem simplesmente responder: é ser feliz. Mas o que ser feliz, então? Uns podem mencionar família, outros podem mencionar ter uma casa com jardim, outros ainda viajar pelo mundo sem se preocupar com dinheiro, ter saúde, fazer o que gosta, ter seu próprio negócio, tudo isso ao mesmo tempo, ou nada disso. Enfim, cada um percebe, sente e define o que é sucesso de acordo com seus próprios valores, referenciais e objetivos de vida. Portanto, volto a afirmar, o sucesso é psicológico.
A questão é saber quando finalmente chegamos lá. Que critérios vamos utilizar para determinarmos que alcançamos o sucesso desejado? O que vamos sentir? O que vamos ver? O que as pessoas irão nos dizer?
E, já que estamos falando em Psicologia por aqui, peço licença para trazer um pouco dessa minha experiência. Se você me perguntar o que é ter sucesso, eu poderia começar dizendo que PARA MIM é ter equilíbrio. Na vida, no trabalho, na família, nos estudos, no lazer, quer dizer, poder viver tudo isso com saúde e tranquilidade, contribuindo para as pessoas e a sociedade com o que eu acredito que faço bem, com amor e dedicação, tendo reconhecimento por isso e sentindo que faço a diferença por onde passo.
Aí você poderia me perguntar, como você vai saber que conseguiu alcançar isso? Eu poderia listar alguns critérios numéricos e, sobretudo qualitativos aqui. Mas talvez eles só dissessem algo realmente para mim. Por exemplo, muito dessa minha jornada começou com a Psicologia. Eu me realizo sendo psicóloga. Tenho orgulho da minha profissão e procuro conduzi-la de maneira ética, respeitosa e cuidadosa com o outro, pois acredito que mexer com as emoções, os sentimentos, as forças e as fragilidades de um ser humano exige não somente sensibilidade, mas grande responsabilidade, preparo adequado e muito respeito.
A Psicologia me proporcionou algumas das experiências mais ricas, encantadoras e memoráveis da minha vida, e não somente em termos profissionais. Então, reconheço hoje que essa foi uma escolha acertada no meu caminho rumo ao sucesso. A partir dela, fui agregando possibilidades à minha vida profissional que me aproximassem do equilíbrio que tanto busco, sempre ajustando a minha atuação à minha atividade de psicóloga. Entende porque digo que os critérios são bem particulares? Você pode até se identificar, mas provavelmente os seus critérios seriam outros, afinal, a sua história é completamente diferente da minha.
Por outro lado, por mais critérios que estabeleçamos, é bem possível que mudemos e ajustemos mesmo ao longo do tempo. E talvez aquilo que considerássemos prioridade um tempo atrás, já não fizesse tanto sentido daqui a alguns anos. Mas isso não é um problema. Precisamos começar de algum lugar. E se pensarmos no que nos faria felizes AGORA, isso sim nos ajudaria a construir uma boa resposta. O que eu posso fazer para começar a ter sucesso desde já? Antes disso, preciso saber o que eu realmente quero. Só assim vou enxergar as possibilidades e os caminhos, prever e enfrentar as dificuldades, lidar com os desafios e aproveitar cada instante da viagem. O mais importante é que o caminho seja proveitoso, divertido, e traga satisfação por si só. Afinal, qual o sentido em perseguirmos um tal sucesso que só alcançaremos num ponto “X” da vida? E tudo o que acontece até lá, como fica?
Proponho que, além de descobrir o que é sucesso para você e os seus critérios para chegar lá, você faça uma lista do que tem feito nos seus dias que o fazem realmente feliz. Será que essas coisas te ajudam a responder o que é sucesso para você? Será que você gostaria de fazer algumas outras que não tem conseguido por um motivo ou outro e isso tem te deixado menos feliz? Será que tem algumas outras coisas que poderia deixar de fazer a fim de que fosse um pouco mais feliz todos os dias? Enquanto você define o que é sucesso, estabelece como pode chegar lá, que tal aproveitar a vida que acontece enquanto isso? Coragem, estamos juntos!
P.S.: Aproveito para registrar a minha homenagem antecipada pelo dia do Psicólogo a todos os meus colegas que honram e valorizam verdadeiramente a profissão, investem no seu preparo pessoal e profissional, cuidam-se para cuidar do outro, exercitam o seu olhar e a sua sensibilidade diariamente com toda entrega, promovem crescimento e desenvolvimento à sua volta, defendem a humanidade e a humanização nos diversos contextos em que estão inseridos. A vocês, o meu agradecimento pela inspiração, pela partilha, pela troca.
Ao citar este artigo:
FRANÇA, C. B. Título do artigo. Salvador, Data de publicação do artigo. Disponível em: link do artigo. Acesso em: data de acesso.