O Executive Coaching, ou Coaching Executivo, é uma das mais avançadas soluções disponíveis na atualidade para o desenvolvimento de executivos de alta performance, que exercem cargos de decisão e liderança. É uma ferramenta poderosa para alinhar as competências e a missão pessoal do profissional aos objetivos estratégicos da organização e às necessidades e competências exigidas para o seu cargo, possibilitando dessa forma o bem-estar individual e coletivo e levando o coachee ao seu máximo desempenho.
Adotado mundialmente por centenas de empresas com o objetivo de alavancar resultados e reter talentos estratégicos, o Coaching Executivo é um processo mensurável que permite, através da utilização de ferramentas específicas para avaliação de competências, investigar, identificar e potencializar as características positivas, reconhecer áreas de aprimoramento e determinar metas de desenvolvimento de competências estratégicas como:
– Visão;
– Inovação;
– Adaptação a Mudanças;
– Planejamento e organização;
– Orientação para resultados;
– Foco na qualidade;
– Foco no cliente;
– Trabalho em equipe e colaboração;
– Influência e persuasão;
– Liderança de equipe;
– Apoio ao desenvolvimento de outros;
– Negociação;
– Inteligência Organizacional;
E diversas outras.
Coaching Executivo: os RESULTADOS falam por si
Em todo o mundo, empresas de pequeno, médio e grande porte já utilizam o Coaching como ferramenta de desenvolvimento de líderes e gestores, e parte da sua estratégia de crescimento. Estudo realizado pela Harvard Business Review (COUTU; KAUFFMAN, 2009) identificou que a popularidade e aceitação do Coaching continuam crescendo mesmo no atual escasso ambiente de negócios, simplesmente porque se trata de um processo que funciona.
Pesquisa de doutorado realizada na PUC-Campinas (MILARÉ, 2008), com 10 líderes brasileiros que passaram pelo processo de Coaching Executivo, aponta que 100% deles aperfeiçoaram a capacidade de ouvir, 80% passaram a estabelecer relações interpessoais sem conflitos, melhoraram a flexibilidade e aprenderam a respeitar o ritmo e a forma de trabalho dos outros, 70% desenvolveram maior autocontrole, e 60% ampliaram a capacidade de delegar tarefas.
De acordo com estudo mais amplo conduzido pelo The Manchester Group Consultancy (MCGOVERN et al., 2001) e divulgado nas Revistas The Manchester Review e Fortune 500, grandes empresas cujos executivos participaram de um programa de melhoria e crescimento orientados por Coaching durante um período de 6 a 12 meses, conseguiram registrar em cerca de seis vezes o retorno sobre o valor do investimento no processo. Em geral, os resultados desta pesquisa com 100 executivos, envolvendo impactos tangíveis e intangíveis do processo de coaching (estes últimos ainda mais expressivos do que os primeiros), apontaram:
Como funciona o Coaching Executivo?
Os ganhos e benefícios do Coaching acontecem em cada sessão. É nela que a parceria entre coach e coachee (cliente) é capaz de trazer à luz as respostas e caminhos necessários para o alcance dos objetivos da empresa, bem como do desenvolvimento do colaborador.
Através de metodologia exclusiva, conduzida por coach especializado, é possível aumentar o desempenho do coachee, desenvolvendo as competências necessárias para o máximo resultado dentro da organização.
Considerando o foco no desenvolvimento de competências, que estão numa base mais profunda que os comportamentos e, por isso, exigem tempo e repetição para serem desenvolvidas, o processo de Coaching Executivo é conduzido a partir de um número mínimo de 30 sessões. Nesse caso, a primeira relação estabelecida é entre o coach e a empresa contratante. Em seguida, e durante as reuniões, desenvolve-se a relação com o coachee. As sessões ocorrem semanalmente, com duração entre 1h e 1h30, em local e horário previamente acertados com a empresa contratante e o cliente, e são inteiramente focadas na busca por soluções, para o alcance dos resultados.
De maneira resumida, o processo é iniciado com um levantamento de necessidades e expectativas tanto por parte do coachee quanto da empresa contratante, que deverá fornecer informações relevantes acerca do seu planejamento estratégico, do período de vigência deste planejamento, das metas que o coachee precisará atingir dentro deste planejamento, e das dificuldades que estão interferindo no seu desempenho. A seguir, após estabelecido um “contrato psicológico” com o coachee, garantindo-se a confidencialidade, esclarecendo-se as dúvidas e as regras para o sucesso do processo, são realizadas avaliações de perfis de personalidade, comportamental, e de competências, através de ferramentas específicas, para que sejam definidos claramente o estado atual e o estado desejado do cliente. Mais uma vez, é importante ressaltar que o comprometimento do coachee é fundamental para o alcance dos resultados esperados.
Ao longo das sessões semanais, serão trabalhados pontos de desenvolvimento estabelecidos entre coach e coachee a partir da análise dos resultados das ferramentas aplicadas e das demandas apresentadas pela empresa e pelo próprio participante. A cada sessão, será elaborado um plano de ação, cujos resultados deverão ser apresentados na sessão seguinte, e deverão aproximar o coachee do seu máximo potencial, e consequentemente, do seu melhor desempenho. Ao final do processo, haverá um momento de avaliação e feedback por parte de todos os envolvidos (coach, coachee, empresa contratante), para que sejam discutidos os resultados do trabalho e os avanços do coachee.
O processo de Coaching Executivo, portanto, caracteriza-se por uma parceria de confiança entre coach e coachee, constituindo-se em uma estratégia de desenvolvimento rica em possibilidades para a promoção de aprendizado e crescimento no que se refere às competências de gestão e liderança. Trata-se de um investimento estratégico e com resultados observáveis pela empresa, pelos colegas e pelos colaboradores, porém que exige um nível de comprometimento elevado por parte do coachee, e a visão de que esta será uma importante etapa para a sua evolução enquanto líder e profissional.
Sugestões de leitura:
COUTU D.; KAUFFMAN, C. What can coaches do for you? Harvard Business Review, Cambridge: Harvard Business School Publishing Corporation, p. 01-08, Jan/2009.
McGOVERN, J. et al. Maximizing the Impact of Executive Coaching: Behavioral Change, Organizational Outcomes, and Return on Investment. Manchester Review, v. 6, n. 1, p. 01-09, 2001.
MILARÉ, S. A. Intervenção Breve em Organizações: Mudanças em Coaching de Executivos. 2008. 89f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Centro de Ciências da Vida, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2008. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=410. Acesso em: 06 de julho de 2015.
Ao citar este artigo:
FRANÇA, C. B. Título do artigo. Salvador, Data de publicação do artigo. Disponível em: link do artigo. Acesso em: data de acesso.