Uma das maiores vantagens do Life Coaching, ou Coaching de Vida, é encorajar o cliente a ultrapassar os seus limites e construir uma vida alinhada a seus valores e propósito. Nesta modalidade, as metas a serem trabalhadas poderão ser de qualquer área da vida, tanto aspectos pessoais (desenvolvimento intelectual, qualidade de vida, relacionamentos, etc.) quanto aspectos profissionais (carreira, realização, propósito, recursos financeiros, etc.).
Muitas pessoas têm dúvidas se as suas metas poderiam ser submetidas a um processo de coaching. Certamente algumas delas têm a capacidade de traçar metas, colocar ações em prática e levar adiante os seus objetivos individualmente. Outras, porém, podem se sentir desestimuladas em algum momento, ou terem dificuldade de planejamento e organização, ou estarem mergulhadas em tantas atividades prioritárias que acabam deixando os seus sonhos para segundo plano, ou se sentirem paralisadas por qualquer motivo, mesmo que tenham todos os recursos (alguns possivelmente ainda não descobertos) para alcançar os seus objetivos. Aí é que um coach pode fazer toda a diferença.
A verdade é que toda e qualquer meta, seja pessoal ou profissional, que envolva, respectivamente, aspectos da vida (Coaching de Vida) ou da carreira (Coaching de Carreira), pode ser trabalhada com um coach de maneira objetiva e estruturada, para que seja alcançada de forma mais rápida e gratificante. O coach também trabalhará junto ao coachee para que esta meta seja específica, realista, mensurável, motivante, natural e alcançável dentro de um prazo. Caso contrário, o coachee precisará ajustá-la ou modificá-la para avançar no seu processo. Por exemplo: emagrecer 15 kg em cinco meses; abrir o meu próprio negócio até 31 de janeiro do próximo ano; passar num concurso público da minha área até junho deste ano; ser um líder mais participativo e comunicativo até setembro deste ano; elaborar meu projeto para quando iniciar a minha aposentadoria até dia 31 de dezembro deste ano; etc.
Como já mencionado em outras ocasiões, o processo de Coaching é planejado em etapas e tem início, meio e fim. A média de sessões do Coaching de Vida é de 10 a 15 encontros, que são realizados uma vez por semana e têm duração de 1h a 1h30 cada. Como parte do pacote de sessões a ser contratado pelo cliente, e a depender do objetivo a ser trabalhado ao longo do processo, o coachee é convidado a responder uma avaliação de perfil de personalidade e/ou perfil de comportamento, com o intuito de promover o autoconhecimento e facilitar a identificação dos pontos de desenvolvimento que o estejam afastando ou aproximando do alcance da sua meta. Além disso, são utilizadas técnicas e ferramentas específicas para se definir detalhadamente onde está o coachee (estado atual) e onde ele quer chegar (estado desejado), sempre com o foco na solução e utilizando-se de metodologia específica.
Uma vez tendo claro qual é o resultado pretendido, a cada sessão, o coachee terá o apoio do seu coach para desenvolver um plano de ações concretas que deve ser seguido ao longo da semana. Este plano será retomado e analisado logo no primeiro momento da sessão seguinte, de modo a se verificar o quanto o coachee tem se aproximado dia após dia da sua meta.
É importante ressaltar, entretanto, que este é um processo que necessita de total envolvimento por parte do coachee. Embora seja um processo que funciona e comprovadamente tem trazido resultados para inúmeras pessoas, somente ao ultrapassar a barreira da resistência a mudanças o coachee é capaz de elevar seu potencial e alcançar seus melhores resultados.
A importância do comprometimento do coachee é, na verdade, um assunto para outro artigo, assim como a resistência, a fuga, a auto-sabotagem e o boicote a si próprio, que muitas vezes o coach percebe nos seus coachees. Deixemos aqui, então, esta reflexão, que retomaremos em outro espaço. Afinal, quais os limites do processo de coaching? Quando é preciso reconhecer que a necessidade do cliente naquele momento é outra? Como perceber que ele ainda não está preparado para avançar no processo de coaching por conta de questões mais profundas que o têm limitado e paralisado?
O coaching é um processo encantador e que traz resultados efetivos. Não é mágica, como muitas pessoas insistem em acreditar ou em fazer parecer. É um trabalho conjunto entre coach e coachee, mas que se estende para além das sessões através dos planos de ações elaborados, e que é construído e alcançado, passo a passo, dia após dia, sessão após sessão. O segredo (se é que existe algum) é estar aberto ao novo, à mudança, a novas perspectivas, a novas alternativas, a novos estilos de vida, ao desconhecido. Ou melhor, como também essa intimidade com a novidade pode ser conquistada, o mais importante é ter o desejo genuíno de experimentar e tirar o máximo proveito de tudo isso e de todo o aprendizado que inevitavelmente acontecerá. Melhor ainda, é que, ao longo do processo, haverá sempre alguém ao seu lado para incentivá-lo, sobretudo, quando acreditar que já não é capaz de seguir em frente sozinho: o seu coach.
Ao citar este artigo:
FRANÇA, C. B. Título do artigo. Salvador, Data de publicação do artigo. Disponível em: link do artigo. Acesso em: data de acesso.