logo-CarineFlogosticklogo-CarineF-principal-pequenologo-CarineF
  • Home
  • Sobre
  • Serviços
    • Desenvolvimento Profissional
    • Supervisão e Mentoria
    • Palestras e Cursos
    • Consultoria para Empresas
    • M.I.R.A
  • Projeto Matre
  • Blog
  • Contato
✕

O que é Coaching?

  • Home
  • Uncategorized
  • O que é Coaching?
Como funciona o Coaching de Vida?
julho 14, 2015

O que é Coaching?

Publicado por Carine França em julho 13, 2015
Categorias
  • Uncategorized
Tags

Coaching é um processo de transformação e parceria entre coach (o profissional) e coachee (o cliente), apresentando o que há de mais moderno como catalizador do desenvolvimento humano para o alcance de metas. Traduzida ao pé da letra, a palavra Coaching quer dizer “treinamento”, mas o significado que tem assumido atualmente vai muito mais além.

Existem diversas versões sobre a origem do termo, mas a maioria delas remete à Europa do Século XVIII, referindo-se à forma como os ingleses referiam-se às “carruagens”. Nesta época, os nobres universitários eram conduzidos em carruagens por homens que os levavam às Universidades, os “coachers”. No século XIX, o termo passaria a ser utilizado na Universidade de Oxford como referência aos tutores particulares que “conduziam” e “preparavam” os estudantes ao longo da sua vida acadêmica.Já no século XX, a palavra coaching foi utilizada pela primeira vez no mundo dos esportes, e, em torno de 1950, teria sido adotada pelos autores da área de administração, como uma habilidade relativa à gestão de pessoas. A sua maior difusão ocorreu com a publicação do livro “The inner game of tennis” (O jogo interior do tênis), de Timothy Gallwey, segundo o qual o maior inimigo do jogador não é o adversário, mas sim ele mesmo. Dessa forma, precisaria trabalhar não só habilidades técnicas, mas também competências comportamentais e emocionais. Assim, o termo coach passou a se referir àquele que acompanha o coachee durante a viagem do seu estado atual para o seu estado desejado.

Trata-se de um processo estruturado e sistematizado, com início, meio e fim, cujo estudo e prática são baseados na gestão estratégica e de negócios, na filosofia, na psicologia positiva e na terapia cognitiva, sintetizando técnicas, ferramentas e metodologias para investigação do estado atual em que se encontra o coachee e definição clara do seu estado desejado. Dessa forma, busca potencializar os recursos que o coachee já possui, assim como possibilitar o desenvolvimento de novas habilidades e capacidades, traçando caminhos para que a sua meta (pessoal ou profissional), seja atingida o mais rápida e objetivamente possível.

O Coaching proporciona uma ampliação do nível de consciência por parte do coachee, que leva a mudanças em diversas áreas da vida (relacionamento, trabalho, realização, lazer, qualidade de vida, etc.). Diante de uma maior clareza a respeito das suas metas de vida, o cliente passa a buscar novos entendimentos, alternativas e opções capazes de fazer com que amplie suas realizações e conquistas.

De maneira geral, o Coaching pode ser classificado em Life Coaching, ou Coaching de Vida, que pode ter um foco maior em aspectos pessoais ou profissionais (Coaching de Carreira ou Profissional), e Executive Coaching, ou Coaching Executivo, que é voltado para o alcance de objetivos estratégicos estabelecidos pela empresa para seus profissionais, sobretudo os que exercem cargos de gestão, bem como para empreendedores.

 

Benefícios do processo de coaching para a sua vida

Sendo um processo de desenvolvimento voltado para o alcance de metas e resultados, o coaching pode ser considerado terapêutico, no sentido de promover mudanças, porém tem o seu foco no presente e no futuro, no aprendizado e nas ações. O coaching trabalha de maneira objetiva, oferecendo desafio intelectual, promovendo reflexão e discussão, através de perguntas estratégicas que leve o coachee a vislumbrar novas perspectivas. Construindo uma relação de total confidencialidade e reciprocidade, o coaching promove a otimização das ideias e a clarificação dos pensamentos, identificando e potencializando as fontes de motivação, de modo a tornar a busca pelas metas mais gratificante e o alcance dos resultados ainda mais rápido. Além do alcance de metas, o Coaching pode proporcionar, de acordo com as necessidades de cada coachee, uma série de benefícios:

  • Estímulo intelectual e ao autoconhecimento
  • Descoberta da sua missão de vida
  • Potencialização do crescimento pessoal e profissional
  • Aumento da autoestima e da autoconfiança
  • Diminuição dos níveis de estresse e de resistência a mudanças
  • Maior clareza para definir metas e traçar objetivos para as principais áreas da vida
  • Maior discernimento e capacidade para tomada de decisões
  • Desenvolvimento da inteligência emocional e do potencial criativo
  • Melhoria na comunicação e na administração do tempo
  • Melhoria na qualidade de vida e nível de satisfação pessoal
  • Melhor equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional

 

A quem se destina o processo de Coaching?

O Coaching tem sido crescentemente procurado por pessoas que buscam um processo estruturado, com início, meio e fim, para alcançar metas e objetivos já definidos, ou que estão em busca de um plano B na vida, seja no aspecto pessoal ou profissional. Algumas vezes, o coachee sente-se perdido, quer uma mudança de vida e/ou carreira, e não sabe por onde começar. Outras vezes, o coachee já sabe o que quer, tem os recursos para tal, mas não tem consciência disso, ou mesmo há algum fator que o está impedindo de avançar e colocar em prática os seus planos e sonhos. O papel do coach, portanto, é como o de alguém que coloca uma lupa sobre aspectos antes desapercebidos ou negligenciados, mas que podem ser fundamentais para que o coachee alcance a sua meta.

Mais ainda, alguém que oferece uma lanterna ao coachee, que vai iluminando os seus passos, para que ele próprio encontre e siga o seu caminho, e vá muito mais longe do que seria capaz de ir sozinho. Dessa forma, toda e qualquer pessoa que se identifique com essas situações pode se beneficiar desse processo, como por exemplo:

  • Empresários/ Empreendedores
  • Consultores/ Treinadores/ Coaches
  • Líderes/ Gestores/ Executivos
  • Profissionais de Recursos Humanos
  • Profissionais de maneira geral
  • Pessoas em fase de definição/ Transição de carreira
  • Pessoas em busca de mudanças em determinada área ou aspecto da vida.

 

O que é coaching e o que não é coaching?

Diante de tantos benefícios, surge uma série de questionamentos a respeito da eficácia real desse processo, assim como alguma confusão entre as diversas formas de parceria com objetivo de oferecer apoio (emocional, terapêutico, profissional, educacional, etc.) que podem ser encontradas. O fato é que, ainda que não sejam processos mutuamente excludentes, mas sim que possuem objetivos distintos, é realmente importante saber a diferença entre o que é e o que não é Coaching.

Uma dessas modalidades é o processo de Mentoring ou Mentoria, em que um profissional mais experiente em determinada área ou campo de trabalho, dá conselhos e atua como modelo, envolvendo partilha de conhecimentos, apoio emocional, encorajamento, que pode não se limitar somente ao contexto de trabalho. No caso do Counseling ou Aconselhamento, um conselheiro é contratado para ajudar a mapear uma situação ou problema específico para quem precisa tomar uma decisão importante e impactante em sua vida pessoal e profissional, envolvendo dizer ao outro o que fazer, processo que não necessariamente facilita o desenvolvimento.

Outra possibilidade é a Consultoria, que envolve um especialista que diagnostica, analisa, avalia, orienta e/ou intervém em determinada área solicitada pelo cliente. O treinamento, seja ele técnico ou comportamental, individual ou em grupo, busca proporcionar a aquisição de habilidades ou conhecimentos por meio do estudo ou ensino. Já a Terapia trabalha com a saúde mental do cliente que busca alívio para um sofrimento, possuindo recursos para lidar com os sentimentos e experiências do cliente relacionadas a eventos passados, identificar as patologias e dificuldades que o impeçam de conduzir a vida, o trabalho, as relações, etc.

Voltando ao processo de Coaching, fica mais fácil perceber a diferença: trata-se de um processo que busca ajuste de objetivos, aumento do desempenho, mudança ou transformação, estimulando, apoiando, e conduzindo o cliente à ação, mas que não orienta nem oferece respostas. Pelo contrário, o trabalho do coach é fazer as perguntas certas no momento certo, sempre com foco no presente e no futuro, levando o coachee à profunda reflexão e à descoberta de insights renovadores.

 

Ao citar este artigo:

FRANÇA, C. B. Título do artigo. Salvador, Data de publicação do artigo. Disponível em: link do artigo. Acesso em: data de acesso.

Compartilhar
0
Carine França
Carine França
Psicóloga e Consultora de Carreiras, Mestre em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos, Mentora de Mulheres para Desenvolvimento Profissional e de Liderança, Mãe do Theodoro e do Valentim. Baiana apaixonada por viagens, filmes, livros, praia, abraços, olhares e sorrisos.

Posts relacionados

agosto 6, 2024

Que tipo de profissional passa 40 dias em casa para cuidar de filho?


Leia mais
agosto 5, 2024

Uma nova pausa, um novo retorno


Leia mais
julho 5, 2022

Onde se “escondem” os filhos?


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato


+55 71 988213601
contato@carinefranca.com.br

Localização


Salvador - Bahia
Atendimentos para profissionais de todo o Brasil e também de outros países

Carine França 2022 | Site criado e mantido por Capim Design