Você consegue lembrar do tempo em que não tinha internet no celular? Ou melhor, consegue lembrar de quando nem tinha celular? Se formos um pouquinho mais longe, será que conseguimos lembrar de quando não tínhamos internet em casa, ou ela ainda era discada e fazia aquele barulhinho para conectar? Parece que faz um século, não é? Na verdade, faz exatamente duas décadas que a internet começou a se disseminar em algumas residências do Brasil. Hoje já não dá para pensar o mundo sem internet e todas as facilidades que ela traz às nossas vidas.
Pensando nos relacionamentos, ela é capaz de aproximar e reaproximar pessoas em diversas partes do mundo, e a qualquer hora. As redes sociais e os aplicativos de celular estão aí para comprovar isso. Mas, sem os devidos cuidados, essa tecnologia pode também provocar um afastamento permanente. Na verdade, se todos seguíssemos um manual de etiqueta básica virtual, que sinalizasse minimamente os limites ao utilizar essas ferramentas, talvez algumas dificuldades pudessem ser evitadas.
E, quando pensamos nos efeitos da internet sobre as nossas vidas, o impacto não é menor em relação ao lado profissional. Pelo contrário, se utilizada de maneira adequada, pode alavancar e muito a sua carreira. Muitos profissionais e empresas de Recursos Humanos utilizam as redes sociais e sites de vagas para buscar candidatos, referências e informações sobre eles. Mas será que você está utilizando de maneira eficaz essas ferramentas para fortalecer o seu networking?
Antes de mais, avalie em quais ambientes você quer estar, qual o mais adequado para os seus objetivos e qual efetivamente você vai administrar e atualizar. Seja coerente com o que é esperado naquele contexto. A verdade é que, se você não gosta, é melhor nem entrar. O Linkedin, por exemplo, é um site profissional, portanto, serão as suas experiências e competências que deverão ser destacadas. Do mesmo modo deve-se contextualizar o que se publica nas outras redes, sempre cuidando da imagem que estará construindo sobre você mesmo. Perfil profissional junto com o perfil pessoal pode causar confusão e acabar expondo situações que você não gostaria de partilhar para todos. Um simples comentário em uma foto, vindo de um amigo de um amigo pode colocar você numa situação desconfortável.
Então, tome muito cuidado com a exposição da sua vida pessoal, com as publicações mais informais e com as pessoas que comentam a sua página ou marcam você nas próprias postagens. Aprenda a manejar adequadamente as ferramentas de cada rede social ao seu favor. Crie diferente grupos entre os seus contatos, a fim de publicar e partilhar postagens específicas. Participe de grupos relevantes e pulique conteúdos relacionados e interessantes para cada um deles. Aceite solicitações de contatos que também lhe possam ser interessantes, imediatamente atribuindo-lhes aos grupos mais adequados (“trabalho”, “família”, “amigos”, etc.). Quando expuser a sua opinião, esteja preparado para críticas e comentários contrários aos seus. Saiba lidar de maneira diplomática e educada, sobretudo quando se tratar de um comentário pouco amigável. Dê uma pausa, saia do seu perfil por uns minutos, analise se merece uma resposta e qual seria a mais adequada. Nada de se expor a discussões, muito menos que não sejam produtivas. Tenha sempre muito cuidado com os pedidos que aceita também. Já ouviu aquela máxima adaptada e, diga-se de passagem, bem coerente, “diga-me quem segues e te direi quem és”? Pois é, pense um pouco sobre isso.
Para conseguir manter um networking saudável e produtivo nas redes sociais, o mais importante é primeiramente manter a qualidade dos seus contatos, não exatamente a quantidade. Ou vai dizer que você efetivamente mantém um vínculo com todas as pessoas que estão entre os seus “amigos”? Se lembrarmos que o networking envolve troca, envolve ser útil para as pessoas, envolve conhecer a pessoa certa que possa ser a solução para o problema de alguém (até o seu, de vez em quando), e envolve criar e manter relacionamentos positivos , independente da sua necessidade do momento, provavelmente já foram filtradas várias pessoas dessa lista.
Mas, para aproveitar da melhor maneira as ferramentas da internet, mantenha sempre atualizados os seus perfis, sempre seguindo a “etiqueta” de cada ambiente virtual. E para resumir em três dicas simples sobre como gerir bem o seu networking através do mundo virtual, eu diria o seguinte:
– Alimente a rede com conteúdo relevante, que possa realmente interessar e ser útil às pessoas.
– Faça com que as pessoas saibam no que você é bom, o que gosta de fazer e faz bem, as suas melhores competências.
– Lembre-se das pessoas para ser lembrado, mas seja genuíno.
Aproveite as vantagens de já termos internet no celular para enviar aos seus contatos conteúdos que lhes interessem, de maneira personalizada. Alguma notícia, informação, foto, música, vídeo que realmente tenha a ver com o que eles gostam, com o trabalho deles, com o que eles fazem. Resgate memórias positivas, pergunte como estão, interesse-se pelos seus projetos e metas. Escolha algumas pessoas para fazer isso e se reconectar todas as semanas. Utilize todas as formas com as quais se sinta à vontade, seja pelo computador ou pelo celular (redes sociais, e-mail, mensagens, etc.), desde que não se torne inconveniente e invasivo para as outras pessoas. Afinal ninguém gosta de ter a sua caixa de e-mails ou a memória do celular totalmente ocupada por mensagens inúteis.
O importante é ter bom senso, cuidado com o que publica, com o que se envia e com quem se associa. Então, explore as possibilidades que a internet oferece. Mas faça mais, vá além.
Saia do virtual e promova o pessoal, mesmo que seja de vez em quando. Só vai fazer bem.
Ao citar este artigo:
FRANÇA, C. B. Título do artigo. Salvador, Data de publicação do artigo. Disponível em: link do artigo. Acesso em: data de acesso.